NOTÍCIAS
 
Novembro Azul aborda as doenças da próstata
25 de novembro de 2013

As doenças da próstata foram tema da palestra Novembro Azul, ministrada pelo médico Luiz Alberto Maciel Alende. O evento aconteceu no Tenarião e foi promovido pela Liga Feminina de Combate ao Câncer em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, com apoio da Unimed.

Durante a abertura, a presidente da Liga, Claudete da Silva Grave, falou sobre a importância dos cuidados com a saúde e agradeceu a presença de todos. A Secretária da Saúde, Maria Lizete Orth, mencionou algumas atividades que estão sendo realizadas durante o Novembro com Saúde e destacou algumas ações da saúde pública. O Prefeito Ireneu Orth comentou a importância do evento e da necessidade de informações para prevenção.

O palestrante abordou três doenças da próstata: prostatite (infecção), hiperplasia benigna (tumor benigno) e adenocarcinoma (tumor maligno), apresentando os sintomas e as formas de tratamento. Em relação ao câncer da próstata, o médico destacou que é a quarta causa de morte por câncer nos homens e ressaltou que há grandes chances de cura, desde que diagnosticado cedo, através de exames do toque e da dosagem de PSA (Antígeno Prostático Especídico), um exame de sangue que identifica o aumento de uma proteína produzida pela próstata, o que seria um indício da doença.

Segundo Alende, 75% dos homens com 50 anos de idade ou mais apresentam alguma alteração na próstata. Essa porcentagem sobre para 95% quando avaliados homens com idade superior a 80 anos.

Os fatores associados ao câncer são idade, histórico familiar, dieta, consumo excessivo de álcool, tabagismo e vasectomia. Os sintomas da doença estão relacionados à dificuldade para urinar e presença de sangue na urina. Os exames preventivos devem ser realizados aos 50 anos, com exceção de homens com casos da doença na família, que devem iniciar a prevenção aos 45 anos.

Michelle Corazza
Assessoria de Imprensa – Prefeitura
Navegação de Posts ← Anterior Próximo →